abril

ROTEIRO DA LIBERDADE – ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E OPRESSÃO

Notícias

  • Roteiro da Liberdade – dia 24 de abril

    Roteiro da Liberdade – dia 24 de abril

    Apesar da chuva e do vento, as iniciativas programadas para o dia 24 de abril foram realizadas. Os nossos alunos foram espetaculares e estamos certos que a Revolução comemora-se assim, com alegria, com história e com criatividade. Ao longo do dia foram realizadas diversas atividades alusivas ao 25 de abril e à liberdade, dentro e fora […]Ler mais »
  • Comemorações dos 45 anos da Revolução do 25 de Abril

    Comemorações dos 45 anos da Revolução do 25 de Abril

    O Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira associa-se às comemorações dos 45 anos da Revolução do 25 de Abril com um programa criado pelos nossos alunos para a nossa comunidade escolar e local. Veja aqui o programa oficial.Ler mais »

Mocidade Portuguesa

A Mocidade Portuguesa, extinta com o 25 de abril, foi criada, em 1936, por António de Oliveira Salazar, com o objetivo de inculcar na juventude o “sentimento de ordem, do gosto da disciplina e do culto do dever militar”.
Era uma organização nacional, que abrangia obrigatoriamente toda a juventude, escolar ou não, e que acabou por se estender dos 7 aos 25 anos, para “estimular o desenvolvimento integral da sua capacidade física, a formação do caráter e a devoção da pátria, no sentimento da ordem, no gosto da disciplina e no culto de dever militar” (art.º 1 – Regulamento da Mocidade Portuguesa).

Updated: Abril 27, 2019 — 8:22 am

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

abril © 2018